/// COMO SALVAR A ALMA ///

Não adianta o homem clamar – Senhor! Senhor!   Não adianta o homem conhecer as escrituras sagradas e os seus versículos.  Se o  interior não estiver sadio.  Não adianta o homem se respaldar na religião – ela não salva, apenas aponta um melhor caminho, para alcançar o Reino de DEUS.  Porque a verdade do conhecimento não está fora – mas, no EU interior.  Se o homem não buscar dentro de si, a sua essência, perder-se-á pelos vários caminhos que o mundo mostra ao homem, como sendo uma saída para os seus problemas.  Porém, o corpo é só uma roupa, que o espírito veste – para se manifestar, no plano físico >  saldar sua dívida , cumprir com o seu destino,  ou com o seu karma – neste mundo de expiação – perante a lei suprema.  Se o homem continuar negando a si mesmo  e  ao seu potencial interior> continuará com suas interrogações, carregando no peito – o vazio – porque, está valorizando mais o corpo do que o espírito.  Infelizmente, a salvação da alma estará prejudicada  – porque ela começa, a partir do Eu interior> Limpe o seu SER, calarei os seus sentimentos, iluminando o ódio, o rancor, a vingança – porque, se não houver a limpeza e a separação em teu interior – não haverá religião ou igreja, que poderá salvar sua alma. Se alguém disser que sim: estará mentindo – pois, é através destes sentimentos negros, que as trevas, entram no homem e faz dele refém.  Acima, de todas as crenças, a melhor arma – ainda é o amor, o perdão – que deixa o interior humano iluminado e propício a dar os primeiros passos na conscientização do conhecimento absoluto – onde a “unidade” é a espada, que unifica e fortalece, a todas as criaturas de DEUS – sem credo, raça ou cor.   Aquele que verdadeiramente ama à DEUS, sabe que em sua glória, não existem essa ou aquela religião – mas, o poder do amor ao próximo – em compreender, que todos somos iguais e os direitos também> o importante é sempre buscar em nosso SER interior, o Reino de DEUS – e o resto, virá de acordo, com o merecimento que cabe a cada homem – diante da justiça de DEUS.  Em verdade, o SENHOR, é assim: “Sim, Sim – Não , Não” (BARTHO)

QUANDO NÃO SE ESTÁ PRONTO> o homem não consegue sentir dentro de si, o conhecimento nato. Não sente a palavra da luz fluir naturalmente em sua mente, porque o  seu raciocínio gira em torno da matéria  –  o seu interior ainda é bruto. E, tudo que vem até ele, é o que leu através das letras – fora delas, sua mente nada alcança, e nada chega, pois, seu espírito ainda vive no subterrâneo da carne.  Mesmo que veja a luz, não a reconhece>porque assim, aconteceu com JESUS: “Ele, veio para o que era seu, mas, os seus não o reconheceram.”  Isto, é muito comum, entre os homens. Principalmente os doutores da lei, que vivem em cima do que está escrito na Bíblia. No passado também –  estranharam a forma de como JESUS falava de DEUS, ao povo. Nem sempre a palavra, é entendida pelo homem natural, pois, as coisas de DEUS, não tem uma regra. Mesmo que haja a Bíblia, para seguir. Porém, o conhecimento do espírito é muito mais sutil, do que o homem pode pensar, em seu limitado mundo material e mental! A humanidade vive em geral, sobre os efeitos dos sentidos e dos desejos. Por isso, as coisas de DEUS e seus mistérios, passam despercebidos pelo homem, que usa o dom da palavra – mais, pelo lado pessoal do que pela verdade. Assim, o homem se esbarra na sutilidade e na unicidade do espírito e dos mistérios, que permeiam a vida e a natureza humana.  Em geral, o homem tem pouca fé. Seu coração não sente a presença de um conhecimento. As portas da LUZ, se abrem, se fecham e o homem nada enxerga.  A natureza humana ainda está muito cega nas coisas de DEUS. Todo o sentido do homem é condicionado para o mundo e suas teorizações religiosas, que somente vão até o finito de sua razão.  A humanidade está ainda distante da verdade da própria essência, entre a “vida e a morte.”  Mas, somente o tempo – fará o homem “amadurecer,” para que, possa ele ser colhido e aproveitado nos planos espirituais de DEUS.  O corpo é casca, aonde o espírito, se veste como homem e sob o poder da vida, se manifesta nesta falsa vida temporária> no qual o homem, deslumbrado por Maya – crê ser o mundo, a verdade desta hora. Porém, para se alcançar o conhecimento absoluto, dependerá do coração  de cada um – em deixar a porta de seu coração aberta, para que, o verdadeiro conhecimento entre e a presença de DEUS no SER do homem se manifeste. O homem tem que aprender a andar nas próprias pernas – mas, ele somente acredita nos outros. Os outros pode tudo – ele nada pode. Porque tem medo de enfrentar, os seus fantasmas seus inimigos. Creio, que já é hora do homem ter mais fé em si mesmo. Buscar o seu sonho, lutar por ele> pois, ninguém na verdade vai lutar por você. Portanto, o poder está dentro de ti – aprenda a abrir a porta, aonde DEUS, guardou o seu poder. Pare de buscar nos outros a saída de seus problemas – porque,  você também pode alcançar a luz e as armas, dadas por DEUS, para te ajudar na hora de tua batalha travar. Acredite, vá em frente. Acredito, que a vitória será sua.  (BARTHO)

CONHECIMENTO ABSOLUTO> é o caminho daquele que procura a verdade do espírito na consciência Divina.  Porém, para atingir o absoluto > apenas um possui esta autoridade – DEUS, “Aquele que nunca nasceu, mas sempre existiu por toda a  eternidade.” Por isso, é que o homem natural, apenas, segue a LUZ deste poderoso autoconhecimento em virtude da infinidade das coisas, além da consciência que o homem pode alcançar e compreender.  (BARTHO)

NÓS SOMOS FRACOS> todos nós. Porque estamos mergulhados num roda-moinho de forte atração material. E, mesmo na inércia espiritual, o homem necessita de luz interior. Caso contrário, as sombras se manifestam na mente e no SER interior. Mantendo o homem preso as coisas do mundo e as suas necessidades da carne.

O HOMEM > é uma manifestação da Divindade.  Mas, sua mente, ainda adormecida, perdida nas ilusões – demora na compreensão e na concepção do entendimento da verdadeira identidade do espírito no corpo físico. (BARTHO)

FELICIDADE> amor, dinheiro, status, um instante de prazer? Simplesmente, um Ingmar! Aonde, cada pessoa tem o seu jeito de analisar este sentimento.  O difícil é a maneira de como conquistar – pois, o homem somente crê na felicidade, através do poder, do status e de bens materiais. Com isto nas mãos – ele, “pode tudo.”  Pelo menos é o que “ele pensa.” Pois, hoje em dia, como também foi no passado dos tempos, (o homem vale o que tem nos bolsos)  No entanto, vemos os poderosos, os ricos, também correndo atrás da felicidade. Em verdade, nesse mundo, esse sentimento é uma linha muito tênue. Porque, ela depende mais de uma mente sadia, de uma estrutura interior, do que do poder aquisitivo.  Em fim: “Você é feliz com quê?” A felicidade é um sentimento complexo – pois, cada pessoa, tem a sua maneira de se encontrar com ela.  Vai muito do seu estado de espírito e da simplicidade, se ela, existir em você.  Algumas pessoas, para obtê-la, passam por cima de tudo, matam, traem e armam ciladas. Porque nas suas mentes, o mundo é a grande verdade. Na concepção do seu entendimento das coisas – o homem tem que ter os pés no chão. isto é a verdade pra eles. Aqueles, que pensam e agem de forma contrária> vivem com os pés nas nuvens. Isto, é desastroso. Mas, isto é infelizmente, o pensamento do mundo.  Na verdade, a felicidade, anda por caminhos diferentes e estreitos. Dificilmente ela vem através da “ostentação.” o melhor trajeto é ainda

pela humildade de pensamentos, sinceridade e amor.  Mas, mesmo assim, é somente uma passagem momentânea, porque a felicidade, não tem morada na terra – aonde ela vive, todos possuem bons sentimentos, ninguém faz jogo sujo, para fazê-la entrar em suas casas.  Ela sonda o espírito, para nele entrar e fazer sua morada. E, o espírito na luz, está com DEUS – porque a luz do conhecimento nos liberta do jugo das sombras e nos faz vê – e conhecer a beleza, por mais simples que seja as coisas da vida.  Por trás de toda a beleza – está a felicidade que nos alavanca da terra fria, do chão, para nos apresentar à luz do Divino>É Nele, que vive o amor, o perdão e a felicidade  eterna.  (BARTHO)

Pintura em tela “Dama de vermelho” ( Artista plástico / Bartho )

O FALSO AMOR> segundo os homens, “AMOR e ÓDIO, caminham juntos.” Em verdade, este é o falso amor – porque o verdadeiro amor . (caminha com o perdão) o falso amor, é o físico – muito usado pelo maligno – “o pai da mentira.”  O falso amor, é o que predomina no seio da humanidade. E, o homem não percebe esta “troca” porque ele também já se encontra interiormente envolvido com os enganos do mundo. O verdadeiro amor é sublime, ele jamais aprisiona a pessoa amada, nem tão pouco mata, violenta, agride ou tem ciúme, simplesmente deixa o ser amado liberto – porque confia e sabe perdoar – O AMOR e o PERDÃO, caminham juntos, porque, fazem parte da LUZ.  É um AMOR sadio, diferente do outro, trabalhado pelo maligno para destruir as famílias – é um amor corruptível a virtude do homem – fazendo que ele creia, neste genérico sentimento, que somente traz sofrimento e dor. Jamais a alegria!  O verdadeiro amor inclusive, tem como companheiro “O PERDÃO” ambos caminham ‘ladeado’ porque em verdade, quem  ama, sempre sabe perdoar e ceder diante das dificuldades que a vida lhes impõe. Quem vive pelo AMOR verdadeiro, compreende as fraquezas humanas e a liberdade é uma marca deste sentimento sagrado.  Bem diferente do outro tipo de amor – conduzido pelo lado negativo – que faz destas pessoas, sêres intransigentes, groseiros, ciumentos, vingativos e matam com muita facilidade, a pessoa que dizem  amar por toda a eternidade. Foi o amor verdadeiro – que fêz JESUS, descer aos infernos, para nos dar testemunho do poder deste grande e maravilhoso sentimento > que se doa, para salvar aquele a quem se ama verdadeiramente. E, JESUS, na cruz, ainda deixou o exemplo do perdão, para dar o testemunho deste  AMOR no CORAÇÃO! Disse: “Pai, perdoai-os, porque não sabem o que fazem!”  Jesus, sabia que o homem ainda não estava pronto> para o conhecimento mais profundo da alma. O mundo falava muito forte em seus espíritos. E, ainda hoje, quem comanda ainda é o mundo > mesmo que ouçamos o homem clamar! SENHOR!  SENHOR! Mas, tudo é apenas momentâneo.  E, mais uma vez “Ele,” testificou a falta de conhecimento da humanidade, nas coisas de DEUS: ” Se falando das coisas deste mundo, não me entendeis, como me entenderão se eu falar das coisas eternas.” Em verdade, isto é uma grande realidade. Por isso, é que, o maior de todos os sentimentos (O AMOR)  ainda mantém o mundo de pé! Portanto, não vamos confundir o “amor verdadeiro” com o sentimentalismo deste  falso amor, espalhado pelo mundo, agredindo, violentando e matando ( dizendo eles: matei por amor) sim, pelo do falso amor, ladeado com o malígno – por isso, é este amor tão egoísta e malvado.  (BARTHO)

Pintura em tela “Moça da Floresta” (Artista plástico / Bartho)

O PECADO> Mesmo que estejamos sob a força do impacto da tributação, o espírito do homem resplandece no meio de toda tripulação. Pois, o espírito começa a ser forjado, como a espada e o mais puro cristal, é “no fogo.” No auge de sua dor e sofrimento, ele procura levantar a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima.  Mediante a sua fé em DEUS. Procura tornar-se forte, neste poder, proveniente do âmago de sua alma, que é o legado dado por DEUS. E, no poder da fé consciente em CRISTO, no PAI, o homem traz de seu interior, o conhecimento da alma, do espírito, aonde, não existem, credo, raça ou cor – mas, a sabedoria que o exterior desconhece e não pode dar.  Pois, provém do espírito, além da matéria.  Antes de tudo, somos filhos da luz, mesmo que estejamos sob o domínio do mundo.  Mesmo que a Igreja e as religiões, neguem o óbvio da verdade, do que está além da vida e da morte e seus mistérios.  Assim, o homem restrito a um corpo de carne, osso e sangue, envolvido sob as ondas revoltas do materialismo, capitalismo – é encaixotado e lançado à praia de seu egoísmo, rancor, ódio, vingança e outros sentimentos que transformam o espírito em escravos do mundo e refém das sombras.  Assim, suas más intenções, lançadas na terra, fazem germinar o “PECADO.”  E, o pecado, entristece à DEUS.  Mas, “Ele,” nos tem grande AMOR! Porque, é o nosso Pai, o nosso DEUS, o nosso Senhor!  O pecado nos deixa a mercê do reino das trevas – porque, nos torna fracos.  Mas, DEUS, ainda assim, tenta nos conduzir para o caminho “reto.”  O pecado, nem sempre está nos nossos atos – mas, em nossas intenções.  Aonde, a hipocresia é uma das muitas e inúmeras  máscaras, usadas pelos homens, para conseguirem seus objetivos obscuros as leis de DEUS.  E, nesta eterna hipocresia, os homens clamam por DEUS em seus grandes discursos prontos. Porém, os seus interiores está escuro, como de um túmulo.  Em verdade, o homem busca no mundo, o luxo, o status – enquanto o seu SER, nada recebe – eles, visualizam mais as coisas  que são do mundo, do que as do céu.  Por isso, sentem um vazio no peito> que, nada que é do mundo, consegue preencher.  O verdadeiro espírito é proviniente da luz de DEUS. Pois, ele não se coaduna com o que é do mundo. Mesmo vivendo no mundo. O pecado> faz parte do mundo e vive ao lado do homem.  Porque, sua mente, tornou-se vazia das coisas de DEUS. A mente se estabeleceu na contaminação dos prazeres que o mundo ofereceu.  Não dando portanto, oportunidade da alma acordar e emergir das entranhas da ignorãncia humana, para a consciência da Luz Divina.  Saibamos compreender , que, cedo ou tarde, voltaremos a nossa verdadeira origem – mesmo que ela não pertença ao mundo – mesmo que não tenhamos a consciência da verdade do espírito – Porque, então, se agarrar tanto naquilo que não nos pertence e que, certamente vamos deixar um dia. Vamos aproveitar enquanto estamos no mundo> façamos as pazes com os inimigos e com nossos sentimentos.  (BARTHO)

TEMOR  A DEUS>  um filho, deve temer ao pai ou respeitá-lo? Ao meu haver, quando numa casa, numa família – existe o “temor” ao invés do respeito. Alguma coisa está errada. Porque o “temor,” me lembra terror, medo> agora (o respeito) me faz lembrar, a educação, o amor e a consciência de que, dentro de uma família, quando se tem a respeitabilidade entre os seus membros – significa – uma casa bem constituída, equilibrada, mostrando que alí, mora a felicidade e o respeito.  Se um chefe de família, tem uma mente aberta, consciente da lei e ama os seus filhos – ele, passa aos seus, a tranquilidade e amor. Então, pergunto: Porque, então, “TEMER” a DEUS? Isto, vem de um tempo, onde, o respeito era mantido, na lei do terror, do medo – porque os homens eram brutos, devido a forma que eles tem para manter as suas sobrevivências. Sempre com as mãos nas armas – Espadas, escudos e lanças. Era, uma época em que, somente através do (temor) e do medo, o homem acatava as leis vigentes. Então, vemos nos Salmos, muitas destas frases, “Deveis temer a DEUS”  hoje, não mais se coaduna com nossa época – mesmo que a obscuridade da igreja e das religiões,  estejam capengas em seus conhecimentos espirituais. É aquilo, a igreja, ainda sente o reflexo da inquisição – em fazer o povo – (TEMER) ao Senhor! Quando o verdadeiro conhecimento,  mostra a face da verdade – ele liberta> e não impõe “temor.” Porque, DEUS, é amor, justiça e misericórdia.  Jamais, ( medo) para que nós, sejamos dígnos – Dêle.  Infelizmente, a religiosidade humana, é falha – ao querer forçar as circunstâncias de suas crenças – ao invés de ensinar a união entre elas, passando, aos incultos no conhecimento da verdade, medo, mostrando um DEUS, que existe somente, na mente pequena, do tamanho de uma ervilha, desses doutores da lei. Que, como papagaios, só exergam as letras e as recitam. Mas, DEUS, vai muito aquém dos olhos humanos e de suas razões.  E, como nos primórdios dos tempos, querem, forçar o povo a acreditarem na existência desse “deus pequeno” Que força seus filhos a  temê-lo.  A Igreja, tornou-se muito separatista, colocando-se como a única dona da verdade e impondo-se como o verdadeiro caminho da salvação da alma. Mas,  por detrás de tudo isto, está o poder financeiro, que gira em torno de cada palavra, lançada diante da ignorância do povo. Assim, os doutores da lei, com suas barrigas cheias e suas boas casas – falam de DEUS, na conviniências de seus desejos. Portanto, vamos sim, “RESPEITAR” o Senhor – nosso DEUS>mas, não “TEMER” como querem, nos fazer crê, esse sentimento, tão ruim, que, nem mesmo os pais da terra, imperfeitos, desejam que seus filhos sintam por eles.  (BARTHO)

Pintura em tela “JESUS” ( Artista plástico / Bartho )

PASTOR AMERICANO> de uma Igreja da Flórida – queima o Alcorão – livro sagrado do  povo muçulmano. Criando uma grande revolta, com mais de nove mil mortos – até esse momento.  Alguns anos atrás, também aconteceu de um pastor do Rio, pertencente a uma denominação evangélica – diante dos fiéis, pisoteou a imagem de Nossa Senhora Aparecida – Em verdade, mostrou a falta de respeito e a ignorância no conhecimento das coisas do Sagrado – esses, são aqueles homens, que não estão prontos para entrarem no Reino de DEUS – segundo JESUS – quando foi inquirido por Pedro, diante da multidão> disse: “…porque eles vendo, eles não veem, ouvindo, eles não ouvem nem compreendem, porque o coração deste povo está endurecido…” Pergunto,  então: (Será que DEUS fica satisfeito, contente, com um exemplo desses, dado por estes pastores que se dizem, conhecer as Leis.) É uma Vergonha, em pleno século 21> esteja ainda, as Igrejas, tão perdidas da realidade das Leis. Na verdade, seus conhecimentos são muito retóricos – e, sem nenhuma consciência da verdadeira essência do Espírito. A única coisa que sabem fazer, é repetirem os versículos bíblicos, sem a noção exata da verdade espiritual. Por isso, no passado, a Inquisição Católica e o Protestantismo – matou tanta gente, e hoje, muitos pastores radicais e fundamentalistas, praticam barbárieis contra as “Escrituras de outros povos” Cuja veracidade, é tão verdadeira, quanto nossa (Bíblia)   No passado, matavam em nome DEUS, digo: dêles mesmos e usavam o Nome de DEUS como escudo.  -Agora: “Coragem eles tem – por não respeitarem  O NOME DE DEUS.” Então vemos, o porque das trevas, terem tomado conta da terra e a violência estar imperando sobre os homens e na própria natureza. Enfim, é o vil metal se apoderando das almas dos homens – por não existir entre as religiões e as Igrejas – a unidade e o ecumenismo. (BARTHO)

A LUZ > amo a luz, através dela nasci, nela me criei, brinquei e com o tempo cresci – então, ela foi me ensinando a seguir pelo caminho da verdade – para aprender a buscar a luz da verdade, na unidade do “todo” e assim, caminhando, protegido pela luz, sem que as sombras me enxergassem, o conhecimento me foi dado – sem credo, raça ou cor, levando-me, então, à luz, a uma outra fonte maior de luz> era “Ele,” JESUS! Em verdade:  “A luz caminha ainda, entre os homens, mas, eles não a enxergam, porque o mundo, ainda fala alto em seus corações – por isto, ao invés de crê no espírito e sentir no SER, a luz de seu nascimento, preferem eles, a luz do mundo e suas ilusões.”  Portanto, aprenda a conhecer a luz> ela pode estar perto – e, assim, livrá-lo do jogo das sombras.  “Aprenda a conhecer os outros – e seja um sábio. Porém, melhor ainda, é conhecer-se a si mesmo, e ser um iluminado!”  (BARTHO)

DEPRESSÃO> descontrole de nossos sentimentos.  Sendo uma doença como uma outra qualquer, que exige tratamento.   São sintomas muito variados, desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos, até as alterações de sensação corporal, como dores e enjoos. Em verdade> são pessoas, que devido ao passado, tornou-se, inseguras.  não possuindo a força para suportar os trancos que a vida lhes impõe.  E, assim, inconstantes em seus pensamentos,  não encontram dentro de si, um ponto de apoio , abrindo-se, um vazio, deixando o emocional fora de controle. Mesmo, que para alguns, possa parecer normal.  Mas, a pessoa está inconscientemente perturbada e perdida – podendo culminar em atos desastrosos para a sua proporia vida pessoal.  É um espírito que devido, a sua criação ou a um fato que na infância, lhe tenha chamado sua atenção – projetou-lhe na mente a insegurança e a desordem de pensamentos.  Enfim, uma pessoa depressiva, torna-se, teleguiada por pessoas mal intencionadas conduzindo-a para os caminhos dos vícios.   Portanto, seja forte, não se deixando levar por lugares  escabrosos. Você é Filho de DEUS. Não vacile o teu coração nem os teus pensamentos – aprenda a olhar pro céu, veja as nuvens passando – assim, também passa o tempo em nossas vidas. Mas, existindo em nós, a FÉ – o nosso coração, por pior que seja a nossa situação moral ou material, ele nos conduzirá para lugares seguros e tranquilos – onde, com certeza conseguiremos vencer as nossas mazelas e encontraremos a LUZ para nos guiar por todos os caminhos da nossa existência. Ninguém é superior a outro. Apenas DEUS, tem essa qualidade.  Por isso, por pior que seja a doença, a pressão ou nosso desequilíbrio – vamos procurar acreditar no amor . um amor consciente em todas as criaturas. Sejamos firmes, crentes no Pai que está no CÉU – sem credo, raça ou cor. Deixe que o vazio existente em teu coração, seja preenchido pela LUZ de Nosso Senhor JESUS Cristo – e vamos andar em sua LUZ para que o mal, não nos toque, porque nosso SER interior, emergirá das sombras da ignorância para a liberdade de um conhecimento além da razão e das letras – Vamos nos livrar dos problemas da vida, sem por outro problema sobre o outro.  Quando se cai, se levanta. E quantas vêzes formos ao chão – também nos levantaremos, porque, antes de sermos homens, carne – somos almas, espíritos, aonde DEUS, pôs sobre nós a sua marca, a sua LUZ, que nos guarda por todos os nossos caminhos. DEUS não abandona os seus Filhos pelo meio do caminho> geralmente é o filho, que prefere ir pra rua – do que ficar na casa do PAI.   DEUS abençoe a todos!!   (BARTHO)

E-mail do autor (luzbartho@hotmail.com)

(minutosdeconhecimentos/bartho)

3 respostas para /// COMO SALVAR A ALMA ///

  1. Márcio Pereira Nunes disse:

    Essas palavras caíram como refrigério em meu coração! Foram a resposta que precisava no momento para as indagações perturbadoras do meu ser confuso e aprisionado pelas ilusões desse mundo. Espero que esses conhecimentos sirvam como alerta e alavanca para a renovação necessária de meus pensamentos e ponto de vista… para o início de um recomeço sólido e decisivo, alicerçado em base mais sólida e verdadeira e não fique esquecido por falta de continuidade, tornando-se martírio de consciência frente a maiores sofrimentos decorrentes da minha frouxidão. Que a esperança e a força que me levam a despertar e a acreditar na possibilidade de ainda libertar-me das garras da mentira que me impele aos prazeres ilusórios das trevas da minha alma, sejam profundas o suficiente para determinar a mudança e firmar o marco divisório nessa vida de sofrimentos. Que o Senhor da Vida vos ilumine e guarde por toda a eternidade do seu espírito imortal. Beijos carinhosos

  2. Wellington abençoado disse:

    Adorei a palavra vou refleti e buscar mass ao pai celetial, pois sò ele nos ajuda nas horas mas dificies amèm

  3. Gilberto. disse:

    Parabéns. Ótimo texto, traduz bem a realidade.

    Pela misericórdia de Deus que as portas da consciência se abram para a luz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s