///A INQUISIÇÃO no PROTESTANTISMO e na IGREJA CATÓLICA///

                425169                                                                                           

No princípio, na (idade média) houveram, uma série de inquisições.  Sendo, três, as mais conhecidas, que foram: “A inquisição medieval, ano de 1184 / em seguida, veio a Inquisição Episcopal de 1184/1230 > a seguir, a Inquisição papal 1230/ respondendo, aos movimentos do povo, em toda a Europa!

E, o grande inquisidor daquela época> que, direcionava o comando da inquisição, nos reinos de Castela e Aragão>século XV. Onde, também era professor da rainha (Isabela – a católica) chamava-se, Tomás de Torquemada, conhecido, como “O martelo dos hereges, a luz de Espanha, o salvador de seu país, a honra do seu fim!”

Era monge da inquisição Espanhola, aproveitando-se, de seu poder inquisidor –  autorizou, muitos “sequestros” de bens materiais, para a Igreja, cujos judeus>foram as principais vítimas, mesmo, alguns sendo inocentes – o importante, eram as muitas moedas de ouro – que, a Igreja, cresceu os  “olhos!”

Qualquer agravo à doutrina católica, era considerado, afronta, herege> por isso, a pessoa era processado e condenado à morte!

Assim, foram criados e usados, instrumentos, exclusivos – para torturas – (faziam as vítimas, falarem, até aquilo, que, não tinham feito) Com isso, a Igreja, passou a adquirir, muitos bens materiais, muitas terras, ouro…objetos de grandes valores…E, através, destas “torturas” escabrosas, “O martelo dos hereges” o monge, Tomás de Torquemada – acreditava, que,  (estraia a pureza) das vítimas!!!

E, nessa ganância de autoritarismo e ambição> nem mesmo, a América Latina> escapou desse ultrage, infame. Pois, a inquisição, usou de força brutal, para (converter) os índios, em nome da FÉ> sem que eles, reconhecessem, o significado de tanta violência, para levá-los a crê, no DEUS, dos homens brancos!

Até, hoje> não compreendi e nem entendi, como homens, que se diziam e dizem – ser ministros e sacerdotes de DEUS – ainda, defendem o mau exemplo, dado pela Igreja>através da vergonhosa “INQUISIÇÃO” na Idade Média! …e depois se seguiu, também no protestantismo, através de João Calvino e Martinho Lutéro.

Por isso, a ignorância religiosa de seus líderes, levou a brutalidade, a barbárie e o medo, a um povo. Culminando com  a caça as bruxas> pois, a Igreja, não adimitia, que uma pessoa  fora dela, tivesse conhecimento – para interferir em seu sistema.  A massa, a plebe – tinha que continuar na ignorância. Cegos, a luz de DEUS. 

Assim, a inquisição> de ambas as igrejas, católicas e protestantes, ambas, cruéis em seus atos de horror de julgar, condenar e matar, aqueles que tentavam levar uma LUZ, mais à frente do ilusionismo do mundo.

Devido a supertições e fanatismos – a inquisição, causou muita dor e sofrimento – causando com isto, o maior genocídio de todos os tempos.  Tanto o protestantismo, como a igreja católica, ambas, se degradeavam em ferrenhos combates de ruas – motivados pela soberba, ego, e falta de amor. Pondo como testemunha> o Nome de DEUS – história, essa, onde, com certeza, somente as trevas, foram os assistentes principais.


Em verdade, conhecer os horrores dos tribunais eclesiásticos – é descobrir o quanto a intolerância religiosa> prejudicou a humanidade, no conhecimento da consciência de DEUS.

Principalmente, porque,  foi a intenção da Inquisição, toldar, qualquer conhecimento mais avançado na época, que podesse despertar no homem, a sua luz na verdade interior, das coisas de DEUS.

Em verdade, é nesses tempos de mortes, violências, atrocidades> e, que o homem se coloca como se fosse um DEUS, que Satanás, se  apresenta, e, bate palmas, ouvindo os homens, dizerem – que, fazem parte do Reino de DEUS. Na época da inquisição,  foi o tempo, em que as trevas dominaram por completo os templos das Igrejas cristãs. E, hoje, tudo continua como antes – porém, bem escondido por entre o véu da hipocresia e demagogia.  Agora, quem domina a Igreja é o poder do dinheiro> que, cada vez mais foge dos princípios deixados por JESUS.

Os pastores, cada vez mais, melhorando de vida – pondo seus filhos, nas melhores faculdades do exterior. Enquanto, os filhos dos fiéis – mal tem comida na mesa, nem tão pouco, tem condições para estudarem numa faculdade no próprio Brasil.  Porque, a Igreja, utiliza o dízimo, que, o próprio JESUS CRISTO, aboliu – “Nós estamos num novo tempo – dê o dízimo, de acordo com o seu  coração”      /     “Não aceite o que pedirem, além disso – não se pode servir a DEUS e ao dinheiro”     

Nos dias atuais, os pastores, para melhor e mais rápidos obterem a quantia que desejam> Eles, estipulam, quanto querem e o número de féis, para dar o dinheiro. E, outros, criam, até, “Carnês”.  Eles tem muita conversa e sabem que o povo – é crédulo. Infelizmente, a Igreja é um grande negócio e DEUS, o Nome que abre as portas, para a ambição do ser humano.

Por isso, na época de JESUS> Pedro, já sentia, que a Igreja seria um comércio> “Também movidos pela avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias, para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e sua destruíção não tarda”  (2 Pedro 2:3)


                                                                                               

Em verdade, o homem está muito longe de conhecer-se a si mesmo.  A Inquisição, foi um ato de violência contra a própria Lei de DEUS. E, o pior disso,  tudo partiu da própria Igreja – que deveria, ensinar o AMOR e a CARIDADE.  No entanto, nos deu o mal exemplo da inquisição – igual, ao que Hitle, fez aos judeus.   Peguei pesado? mas, é uma verdade> A Inquisição, não deixou de parecer com as atrocidades que Hitle, cometeu, contra o povo judeu!

Na verdade, ninguém tem moral, pela Lei> para falar do outro. Nem os protestantes, nem os católicos – porque, ambas, as Igrejas, infligiram a lei de DEUS> pois, o Senhor do céu, jamais aprovaria os atos da inquisição. Diz a lei: (Não matarás) 

Enfim> a Inquisição, foi realmente um grande desastre no seio da humanidade.   (BARTHO)

E-mail do autor (luzbartho@hotmail.com)



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s