///A LENDA DA MANGA///

Diz uma lenda indiana> muito antiga, que, a primeira mangueira nasceu das cinzas de uma “princesa” que, depois de muito sofrimento e agonia,  foi queimada por uma feiticeira.

E, ao serem espalhadas pela mata, suas cinzas voaram até, se depositarem em um monte, que, com o tempo, brotou, cresceu e se transformou em uma bela MANGUEIRA.  

O imperador, que tinha por hábito,  fazer longos passeios pela floresta, encontrou a planta e encantou-se pela  beleza de suas flores e de seus frutos, que cresciam em profusão. Uma das mangas, porém, era especial – parecia destoar de todos os outros frutos em tamanho, perfume, cor e beleza. O imperador, então, passou a contemplar a fruta todos os dias, esperando o dia em que estivesse pronta para ser colhida e saboreada.

Quando finalmente amadureceu e caiu no chão, o soberano, correu para satisfazer seu desejo, há tanto tempo acalentado.   Mas, qual não foi a sua surpresa ao ver a linda princesa, emergir de dentro da fruta, totalmente liberta dos feitiços a que fora submetida.  Assim, que se olharam, ambos perderam-se de amores e nunca mais conseguiram se separar!!!!

Conta-se, que na Índia – essa lenda é a razão pela qual a MANGA> é considerada a simbolismo do AMOR, eterno!!!!

A MANGUEIRA> tão conhecida no Brasil> originária da Índia.  Cujas mudas, aportaram na Bahia – por volta de 1.700.  Se adaptaram muito bem em nosso solo> principalmente no clima nordestino.

(luzbartho@hotmail.com)

(conhecimentodoabsoluto/xamã/bartho)

(conhecimentodoabsoluto/fogueirasagrada/bartho)

Anúncios

Uma resposta para ///A LENDA DA MANGA///

  1. Laércio José Carvalho disse:

    Amigo;
    Voce fala em manga;porisso entro no assunto das mangueiras,contando-lhe um fato.
    Quando minha filha se matriculou no primeiro ano da faculdade; para que houvesse um desconto na mensalidade,por volta de 40%, fizemos um contrato de prestação de serviço comunitário apoiado pela prefeitura. Teria que ser algo relacionado com o curso de gestão ambiental. Então para ajudála, decidí que formaríamos um viveiro com mudas nativas, para ser distribuidas gratuitamente aos fazendeiros e sitiantes da região.
    Procurei por sementes das mais variadas possiveis,principalmente as nobres da Mata Atlântica.
    Pra minha surpresa, só aí percebí que a Peroba Rósa estava praticamente extinta em nóssa região.
    Um vizinho me indicou uma árvore,no meio de uma reserva nativa de um fazendeiro vizinho. Fui até lá e, pra minha decepção, aquéla maravilha de provavelmente 300 ou 400 anos, por inclivel que pareça,justo agóra, estava tombada pelo vento, e quebrou-se à mais ou menos 2 metros da base do tronco.
    Quase chorei!…Tirei algumas fótos e ful para casa decepcionado!
    Felizmente,um amigo de minha filha,coléga de faculdade,conseguiu 4 mudas,na região dêle e me enviou de presente.
    Estas, eu prantei no meu pequeno sítio,e hoje médem por volta de um métro de altura.
    Sou muito criticado,porque comprei uma térra açoitada ,póbre e sem vida,. Estou transformando aos poucos minha pequena lavoura de café, em uma reserva agro florestal particular.
    É lógico. Sou ridicularizado por isso ! O Técnico Agrícola que plantou mato no meio da lavoura de café. Que absurdo!
    Mas deixa pra lá!…Aos poucos vão vendo minha lavoura se transformar, e a térra cada vez tornando mais fértil.
    Dá pra acreditar???…Alguns vizinhos levaram mudas: Cédro,Ipê Rósa, Gkuapuruvú,Óleo Cabreúva,Canjarana e tantas outras. Porém alguns vizinhos não quizéram mudas nem de graça,e a maioria das mudas passaram do ponto e tive que descartar.
    Éssa é a mentalidade da minha vizinhança ! Mas aos poucos, vão vendo que não sou tão doido assim ! …Alguém tem que fazer alguma coisa né amigo?…
    Outro hora te falo sobre as madrugadas que já passei em cima de puleiros, ouvindo o som mistrioso da máta, e assistindo as pácas saboreando o jantar !
    Abraço; amigo!
    \Laércio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s